sábado, 10 de abril de 2010

Sexta-feira clássica no trânsito de Fortaleza!

Ontem vim de carro à faculdade, foi angustiante sentir tanta falta da fluidez que a bicicleta oferece.

Hoje, acordei cedo e arrumei toda a bike a fim de sair à 6h30, mas inda não teve nenhum dia que eu tenha conseguido cumprir esse horário, e assim saí às 6h50.

Uniforme de guerra: bermuda camuflada em preto e branco com camisa de corrida laranja, mochila preta e amarela nas costas, contendo o computador, documentos e o celular com fone de ouvido para escutar a seleção de músicas brasileiras da Oi FM, e sapatilhas Decathlon.

A bike, minha Giant Iguana guerreira, cujo quadro estou muito influenciado a trocar por um Giant ATX 8 que o colega Eugênio disponibilizou à venda, esta continua carregando o pára-lamas dianteiro fixado ao tubo inclinado do quadro e o bagageiro da Zéfal, que suporta a maior parte do peso de bagagem – uma sacola muito especial da Delápracá, cuja procedência eu desconheço, acomodando um livro de Estatística, meu caderno, uma bermuda cargo, uma camisa básica, uma toalha, o cabo de fonte de energia do meu notebook, ferramentas (canivete da Crank Brothers, canivete Vitorinox Swiss Champ, espátulas Pedro’s, remendos frios, cola e lixa), canetas e lapiseiras, estojo com produtos de higiene pessoal (shampoo, escova e pasta de dentes, barbeador, desodorante e protetor solar), máquina fotográfica HP (utilizo um pedaço de esponja sob a mesma para amortecer os impactos, funciona) e, geralmente, um lanche, mas hoje não tinha nenhum.

O trajeto foi quase o mesmo apresentado aqui no Blog Bike Transporte em mapa, porém com uma pequena alteração na passagem da linha férrea, que ao invés de ter sido feita na Av. Jovita Feitosa, optei por passar na Av. Bezerra de Menezes, garantindo-me acesso a uma rua entre a avenida que deixara e a Rua Padre Guerra, a qual, com as mudanças de preferencialidade, deixou de ser uma excelente opção.

Durante o percurso, para variar, precisei gritar, chamar atenção, acenar e até esculhambar tanto motoristas como pedestres e ciclistas, que, respectivamente, jogaram o carro pra cima de mim, ficaram no meio da rua e vieram na contra-mão de forma inconseqüente!

E assim, cheguei ao Campus do Pici às 7h31 para entrar diretamente no banheiro, tomar um banho, vestir-me e chegar ao 1º andar do DET às 7h51, encontrando o amigo André Lopes, que me acompanhou em um café na coordenação, local refrigerado para o alívio geral e onde pude mostrar na Internet o site das bicicletas reclináveis do Zoher a um funcionário que lá trabalha.

Aulas de Tópicos Avançados de Engenharia de Tranportes sobre dimensionamento de vias e veículos e de Seminário de Pesquisa com uma palestra sobre logística empresarial.

Ao meio-dia, retornei à sala de estudos onde costumo deixar meu transporte não-motorizado e saí, cheio de fome, direto para o trailer fazer um lanche, pois não queria passar mal de fome durante essa pedalada até a Aldeota. A escolha foi limitada pelos meus únicos dois reais, que me valeram um copo de 500ml de guaraná e algumas balas de café.

Sol a pino, eu mais uma vez me esqueço de passar o protetor solar, isso não deve mais se repetir, vou acabar por lascar minha pele seriamente. Escolho a Av. Jovita Feitosa para pedalar até as proximidades do Shopping Benfica, onde um pouco antes entro à esquerda para ir até a Av. Domingos Olímpio, que me garante rapidez até o cruzamento com a Av. da Universidade. Ali, entrei à esquerda para procurar acessar a Rua Rocha Lima, que naquele horário, estava bem entupida de carros. Mas foi um deslocamento tranqüilo, e logo cheguei ao meu destino.

Almocei nas calmas após mais um banho e, logo em seguida, ao iniciar a re-arrumação, constatei que meu pneu traseiro, um Maxiss Larsen Mimo bem surrado, já estava mais aberto em um rasgo cujo remendo não mais suportava a pressão da câmera de ar, que furou. Foi maia-hora para remendá-la e colocar um novo remendo na parte externa do pneu a fim de que agüentasse chegar ao Papicu.

Av. Torres Câmera, depois à esquerda na Rua Vicente Leite para passar no escritório do Henry. Como seu carro não estava estacionado por ali, acabei seguindo para o Bairro Varjota: a intenção era dar uma olhada numa bike à venda na loja Sport & Bike que um amigo do meu tio está querendo adquirir. É uma bike estilo low ride, daquelas com grande guidão e posicionamento mais confortável, mas um caranguejo, e muito pesada! Deus me livre!

Falei com o ex-mecânico de meu ex-carro e lhe comuniquei o roubo.

Fui para casa sem mais nenhuma parada e numa pedalada bem suave, já cansado do dia.........o´o.....!

Nenhum comentário:

Postar um comentário