segunda-feira, 12 de abril de 2010

De ônibus por causa da chuva? NUNCA!!!


Bati meu recorde, consegui chegar em 39 minutos no Pici!

Não sei se por causa do quadro novo da bike, não sei se pelo aperreio oriundo da prova de estatística que aterrorizou meu fim de semana, os dois juntos talvez...

E mesmo com toda a chuva que caiu durante a madrugada, consegui boas vagas no trânsito que me deixaram desenvolver uma boa velocidade, até as dores nas costas de uma noite de pesadelos (medo de perder o horário da prova) passaram...

Mas pedalar em Fortaleza requer um pouco de insanidade, estou cada vez mais convencido disto, infelizmente, porque se a bike se coloca à frente de um carro, por mais parado que esteja o trânsito logo adiante, pertinho mesmo, a 50m, com sinal fechado e carros parados, o "cidadão" motorista que avista a bike assume aquele semblante do Pateta naquele desenho animado em que se transforma em louco no volante!

Sinistro! É quase sempre certa essa reação em que mostrar que o carro chega primeiro se faz necessária, acho que para compensar os gastos todos com o veículo, enquanto que parece ser inadmissível que as duas rodas movidas à tração humana ganhe a "disputa"!

Que disputa?!! Não há disputa!!!!! Só tentativas de melhor colocação entre os carros para escapar ileso a fim de, simplesmente, ao fim do percurso, assistir à minha aula!

Tem momentos em que o sangue sobe, ferve e borbulha, mas acredito que os meus motivos enquanto vítima desses loucos motoristas seja muito maior do que a simples decepção de que os carros deles não é uma máquina feita somente para acelerar, afinal estão todos incluídos em uma malha viária chata, estreita, mal planejada e lenta, então que se acostumem a FREIAR, pois carro dentro de cidade é máquina feita para se deslocar, parando!!!

A ida foi tranqüila, alguns carros se comportaram bem em situações acima citadas, mas a volta do Pici para a Aldeota tinha que ser marcada por um imbecil motorista de ônibus, aquela raça infeliz que se diverte trancando quem passa de bike perto das paradas, mesmo a 10m delas! E foi o que aconteceu mais uma vez, a 248ª vez em que o bacana se acha no direito de jogar aquela lata de sardinha pra cima de mim em vez de esperar que eu passe! Olhe que eu vinha a uns 30km/h e precisei utilizar de toda a destreza para passar entre a calçada e a lateral do ônibus, tomando cuidado ainda para não atingir quem porventura descesse ali. Dei um tapão no ônibus, daqueles que fazem barulho, mas nada avariam. Foi o suficiente para o cara me perseguir e só em alcançar porque parei para atender uma ligação. E queria descer do ônibus, chegando a pará-lo para fomentar a confusão. Aí, assim, quem passou a perseguir fui eu, que reencontrei o féla lá no Benfica, colocando-me entre os carros parados para dar um tapão muito forte no vidro ao lado do motorista, completando minha felicidade em revidar somente com barulho, sem abrir a boca em nenhum momento e nem pagar o preço de me trocar com um cara daquele. Logicamente que abandonava ali a Av. Jovita Feitosa para pegar a Av. José Bastos em direção à Av. Domingos Olímpo, nem quis ver o tamanho da fúria que o cara deve ter ficado!

Para completar, lá eu ia a pedalar naquele trecho tranqüilo da Zé Bastos quando de repente, ao levantar a cabeça após recolocar minha garrafinha em seu suporte, aparece um carro na contra-mão, sem pisca-alerta ligado, aumentando a velocidade e vindo na minha direção. Pronto, o cara vai me matar! Abri os braços e o cara desviou mais ainda o carro na minha direção, e no que desviei dei um murro no retrovisor dele! Mas não quebrei, o mesmo só se fechou. É muita perseguição!

Consegui chegar à Aldeota ileso, sob uma nuvem que garantiu ao menos uma temperatura mais agradável que aquelas da semana passada...

Desistir e ir de ônibus? NUNCA!!!



Um comentário:

  1. Bem interessante seu comentário relatando a difícil e quase impossível missão de se deslocar em Fortaleza de Bike, aos poucos vou comparando seus relatos as minhas diversas tentativas de sair ileso nas minhas idas e vindas de bike, cortando nossa cidade afim de tentar fazer ou pelo menos concluir meus serviços externos em cima da minha humilde Kalf Zonda, venho acompanhado não diariamente mas sempre que posso o seu blog, bem legal e esclarecedor sobre a vida de ciclistas como eu e você em Fortaleza. Parabéns ! forte abraço ! Milton Adno " linhares no orkut "

    ResponderExcluir