segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ciclovias que acompanham rodovias

Infraestruturas mínimas para a confecção de ciclovias isto já temos, afinal dali fica mais fácil desviar algumas verbas e, por exemplo, eliminar a opção de uma pavimentação adequada e bem sinalizada a fim de oferecer o estritamente necessário a uma população desinformada, que acha, percebe, se indigna, mas nada faz, além de reclamar.


Também, não é para mais: esperar que haja protestos vigorosos e quebra-quebras para a obtenção de infraestrutura não vai muito de acordo com a filosofia de quem opta por um meio de locomoção como a bicicleta.


A suavidade que se pode obter ao se deslocar sobre uma bicicleta, mesmo se configurando como uma atividade física, pode ser vista no video:


http://www.youtube.com/watch?v=vXIhVSA3z30&feature=player_embedded


Seria muito interessante encontrarmos na duplicação do Anel Viário de Fortaleza uma opção como esta!


Não, se não for no canteiro central, não poderemos ter!


Pedalar numa ciclovia incutida em canteiro central de uma grande rodovia funciona quando este tem uma dimensão tal que proporcione a locação de árvores para a obtenção de sombra e vegetação apropriada que proporcione aliviar toda a tensão dos carros.


Se a ciclovia da Av. Washington Soares tivesse melhores acessos, boa pavimentação e sinalização correta, aquele trecho defronte a UNIFOR seria digno de repetição em toda a cidade, mas a imagem abaixo retirada do Jornal O Povo mostra a realidade:



Nota-se que os dois ciclistas não utilizam nenhum equipamento de proteção, como luvas e capacetes, e que a pavimentação dá à ciclovia o apelido de "trilhovia" (de trilha + via), com inúmeros buracos, indicando péssima escolha de material, que com o tempo e falta de manutenção logo apresenta a infeliz condição.


É possível notar também o triste encontro da ciclovia com um dos vários retornos da avenida, esta muito bem asfaltada e condicionada à supremacia indevida do automóvel sobre os meios de transporte não motorizados, onde deveríamos encontrar algum elemento, como uma faixa elevada, que obrigatoriamente diminuísse a velocidade dos carros, dando prioridade a quem trafegasse na ciclovia.















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