terça-feira, 13 de abril de 2010

Pedalar na chuva

Por mais incrível que pareça, pedalar em Fortaleza na chuva é agradável, mas exige atenção redobrada, a bike tem que estar bem lubrificada para que tudo, ao sair de casa, esteja funcionando e, no destino, as peças cheguem com funcionamento quase pleno, já que a água e a lama penetram nas transmissões (coroas, corrente e catracas) e nos cabos, deixando tudo comprometido.


O chão fica mais escorregadio e a sinalização horizontal se torna um perigoso sabão. Os riscos de uma derrapagem, seja por causa da sinalização ou devido a uma freada repentina são grandes, podendo causar sérias conseqüências.


Hoje estava desse jeito, fui calmamente ao Pici, demorei mais que o de costume porque fui pela Rua Bento Albuquerque pra pegar a Via Expressa, depois a Av. Pe. Ant. Thomás e por fim a Av. Domingos Olímpio e a Jovita.


O clima compensa a meladeira, então é só fechar a boca e colocar uns óculos transparentes e seguir viagem.


Se no destino puder jogar uma água na bike, suas peças agradecerão, e é o que tenho feito no Pici. Mangueirinha da obra ao lado do DET, lavagem de bike e banho para tirar a lama. Se não for assim, carregue água de torneira em uma segunda garrafinha para jogar nas transmissões, e ao fim do dia, lavar tudo a fundo.


Na aula de Análise de Sistemas de Transporte de hoje, apresentei uma síntese de caracterização de problemas relativa a um artigo que tratava do transporte não-motorizado na Av. Washington Soares. Fui dormir às 2h e levantei às 5h para acabar de redigir meu texto, que nem era pra hoje! Na real, seria uma análise da metodologia de caracterização que tinha que ser apresentada em transparência.


Esse sono todo depois da aula, impediu-me de seguir até a Aldeota para almoçar em casa de minha avó. Então optei por comer ali atrás da Reitoria, e para descansar, dei um tempo no CACAU (Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo), onde conheci um pessoal adepto do cicloturismo que já viajou até Goiás de bike.


Reacendeu a boa vontade de viajar de bike, até porque agora com a aquisição de um GPS da Garmim que chegará amanhã (http://www.garmin.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=192#fragment-1) vou poder fazer a tão sonhada edição dos roteiros...


O GPS é devido à locação das ciclovias que estudarei no mestrado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário