quarta-feira, 21 de abril de 2010

Essa semana iniciei os testes com o GPS que adquiri. 


Foram duas rotas diferentes que fiz ontem, terça 20abril, entre minha casa e o Campus do Pici.


Pela manhã, o trajeto foi o da imagem abaixo:




O que mais me causou admiração foi o gráfico de desnível, do qual duvidei que estivesse certo, mas fui ao Google Earth conferir as diferentes cotas ao longo do caminho e realmente estava tudo correto, reparem:




Já à tarde, no retorno para casa, ainda tive que passar na loja de bicicletas Crisciclo no bosque defronte ao Hospital Militar para pegar a bike do meu pai, que lá ficara no dia anterior para uma limpeza. 


Só que eu estava a pedal, e precisei mais uma vez carregar outra bike, num esforço que me valeu cansaço e muito suor, mesmo sendo tão poucos metros, os quais o trânsito foi um agente complicador para a missão.


A foto aérea abaixo mostra o trajeto:



E o gráfico o seguinte:




O que era para ser um o espelho do outro não é porque foram apanhadas algumas avenidas e ruas diferentes, como por exemplo a escolha da Av. Bezerra de Menezes no retorno do Pici à tarde (perigosa porém rápida para chegar logo à Av. Domingos Olímpio), ou, pela manhã, a ida após passar o Benfica por uma rua paralela à Bezerra, como mostra a primeira foto acima.


O GPS ainda fornece uma série de dados, como podemos notar nos dados relativos à ida ao Pici:



Vel. Média: 19,1 km/h
Vel. Máxima: 37,9 km/h
Vel. Mínima: 0,0 km/h
Tempo Total: 00:44:39




E nos dados da volta:

Vel. Média: 11,1 km/h
Vel. Máxima: 30,1 km/h
Vel. Mínima: 0,0 km/h
Tempo Total: 01:29:51

É possível notar a considerável diferença de velocidades média e máxima, mesmo sabendo que há uns 2,5 quilômetros a mais no retorno. Mas é quase o dobro! Não tinha noção o quão difícil é a volta para casa com o sol forte.

Ainda engatinho nos conhecimentos de manuseio do GPS, mas logo poderei explorá-lo ao ponto de conseguir dali extrair muitos dados para minhas pesquisas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário