quarta-feira, 8 de setembro de 2010

1ª Etapa Campeonato Cearense de MTB XCM - Palmácia 5 setembro 2010

Foi um excelente fim-de-semana, que se não fosse a obrigação de ter que voltar para casa rapidamente a fim de finalizar um Projeto Executivo de Arquitetura, teria sido melhor ainda, pois teria subido mais alguns metros até Guaramiranga...


A competição se deu no domingo, mas em Palmácia chegamos, eu e Raquel, no sábado à noite, após quase 1h de atraso, pois me enganchei na saída de casa com as coisas todas a serem levadas, e ainda me perdi ao procurar a localização da Nufarm, fábrica em Maracanaú, no caminho, onde Raquel trabalha atualmente. Para completar, subimos a serra muito devagarinho, pois as obras de alargamento ainda não findaram e o carro tinha saído hoje da oficina. Foi um dia cansativo, em que ainda trabalhei muito no computador, mas que ao final foi bem tranquilo, com a reunião na casa onde a organização da prova estava locada para falar do percurso, pontos de abastecimento, horários...


Dudu com notebook e Google Earth ligado.

A platéia.


Domingão chegou, acordei às 6h, alonguei-me e fiz alguns apoios de frente, lanchei ainda no quarto da pousada (comida que havia trazido de casa: leite, bolo, iogurte...), arrumei tudo na mochila, troquei de roupa, decidi não mexer no pneu dianteiro da bike, que estava vazando devagarinho e desci.
Lá por baixo, Mondrongo e Galinha já na mesa, comendo, então decidi ingerir mais algumas proteínas, pão com ovo, e tomar suco de laranja. Procurei meu capacete no carro e não o vi, então concluí que havia esquecido em casa e corri até a praça para ser salvo pelo Jobson, irmão do Geris da Palmácia, que me emprestou o seu. O engraçado foi que o meu estava realmente no carro, eu que não vi...
Tudo pronto, deixei Raquel dormindo no quarto e retornei para a praça, onde todos estavam se ajeitando e logo aconteceu a largada promocional - uma volta em alguns quarteirões da cidade a pedido do prefeito, que deu um apoio para a realização do evento.
De volta à praça, zeramos todos os velocímetros e GPSs e partimos em comboio, com Dudu de moto à frente e mais alguns motoqueiros, incluindo o Jymmy, o Simão e o Léo. Pelo calçamento, pedalamos 2km até o ponto em que a largada oficial aconteceu. 
Todos arrumados, contagem regressiva, largamos!
Ainda deu tempo ver o pelotão afrente se destacando e eu tentando fugir da poeira levantada, tentando imprimir um ritmo forte em vez de um de cautela. Foi uma boa largada, mas logo que chegou a primeira grande descida, uma toda em calçamento, meu pneu traseiro furou, uma lástima, e eu todo preocupado com o dianteiro...
Subi uma ladeirinha e me sentei para trocar, torcendo para que a câmara sobressalente estivesse ok (velhinha e já de alta patente, com várias estrelas, hehe), executando o serviço rapidamente, mas sempre gastando um tempo precioso em que me vi na situação de ter que dar um gás a mais na sequencia...
Pedalei forte para retomar posições e logo cheguei ao açude antes da descida para Itacima, onde me refresquei antes de enfrentar o forte calor da Estrada dos Canos lá embaixo.
Senti dores fortes nos dedos enquanto descia, dispensei água no ponto de apoio lá embaixo e fui para o estradão, onde avistei o Peralta, ciclista de Palmácia da minha categoria, com o pneu furado, mas ele logo ajeitou e me ultrapassou, ficando sempre na minha vista.
Foi rápido esse trecho, chegando logo o asfalto e, saindo deste, a estrada que levava ao calçamento da subida da serra, um paredão sinistro que consegui fazer a primeira parte sem empurrar, mas parando, colocando o pé no chão respirando 10x e continuando a escalada.
Água gelada e coca-cola também gelada no ponto de apoio, era a sensação!
Em seguida, encontrei o Marquinhos na segunda parte da subida, mas não pude acompanhá-lo pois minha corrente quebrou numa subidinha íngrime.
Saí da trilha e me escondi para consertar rapidamente, eliminando um elo e deixando minha corrente XT menor.
Dali em diante, foi força colocando todo o gás que tinha para chegar logo!
No asfalto, princípios de cãibra apareceram, mas por sorte consegui administrar a utilização da musculatura e ela não estourou.
3h07min de pneu girando, 35 minutos parado, 4º lugar na Master A-2 (35-39 anos)
Palmácia na seta vermelha; 001 largada oficial; sentido anti-horário
 percorrendo toda a linha de baixo até Itacima no extremo à direita e 
voltando pela linha de cima; 002 ponto onde a corrente quebrou.
48km, 1254m de ascensão total.

Gráfico do GPS Track Maker

A bike!

Empurrando o resto da subida 
depois da corrente quebrada... 




Duplas

Alfredo e os vencedores da Sub 30


Master B (vacilei, perdi a foto da Master A)


Elite



Nenhum comentário:

Postar um comentário