terça-feira, 8 de junho de 2010

O PERIGO DA CONTRA-MÃO!!!

Realmente é complicada a questão da contra-mão!
Abaixo segue e-mail que recebi de um amigo referente a um acidente não indenizado:


"Em 8 de junho de 2010 10:57, Raphael Chaves  escreveu:
"A 2ª Câmara Civil do TJ de Santa Catarina negou pedido de indenização formulado pelo pedreiro Sérgio Custódio contra o motorista Márcio Murilo Teixeira e a empresa Transportes Maridouglas Ltda., após ser atropelado pelo veículo dessa empresa.  A decisão confirma sentença da comarca de Navegantes.

Na manhã de 14 de janeiro de 2004, naquela cidade, Sérgio guiava sua bicicleta em direção ao trabalho, quando foi abalroado pelo caminhão dirigido por Márcio.  O detalhe é que Sérgio dirigia na contramão, e levava consigo uma régua de pedreiro de 2 metros de comprimento, a qual se prendeu no veículo da transportadora e causou o acidente.

Inconformado com a improcedência dos pedidos em primeiro grau, o autor apelou ao TJ.

Alegou que, em virtude do acidente, fraturou a clavícula e a perna direita. Com isso, requereu R$ 16 mil de indenização, a título de danos morais e materiais. Apontou, também, contradições nos depoimentos do motorista e de suas testemunhas, alegando a má-fé do mesmo no interesse em desvirtuar os fatos.

Detalhe curioso é uma irritante tendência de ciclistas das cidades vizinhas de Itajaí e Navegantes - onde o trafegar na  contra-mão é um hábito que não é brecado nem punido pelas autoridades de trânsito.
O relator da matéria, desembargador substituto Stanley da Silva Braga, ao negar o pleito, lembrou que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, é proibido carregar objetos que possam representar perigo a motoristas e pedestres. "O próprio pedreiro confessara portar a régua quando se dirigia ao trabalho, declaração que comprova também o fato de ele guiar em via contrária naquele momento".

A ação teve demorada tramitação. Ajuizada em 28 de junho de 2004, teve sentença em 21 de setembro de 2006. Foi remetida ao TJ catarinense em 29 de setembro de 2007."
Na Washington Soares também enfrentamos problemas com 'ciclistas' na contra-mão, e, da mesma  forma, as autoridades não fazem nada!!!  
Raphael Chaves
OAB/CE 16.077
Cândido Albuquerque Advogados Associados
Tel.: (85) 3231-1288
Fax:  (85) 3252-7171
www.candidoalbuquerque.adv.br

Fonte:  www.espacovital.com.br 



E minha resposta foi a seguinte:

"Em meus deslocamentos diários, deparo-me sempre não apenas com ciclistas na contra-mão, o pessoal já conhece como reajo, mas realmente é desgastante e tenho procurado só reclamar verbalmente, "contra-mão é uma merda, cara!", utilizando essa frase, hehe, se surte efeito, não sei, mas deixo o meu recado...

A falta de conscientização é muito grande e perigosa. O cidadão "sulestino" aí do texto que o Chaves nos enviou se lascou, e a indenização realmente não aconteceu.

E não cabe somente aos menos desprovidos de informações, canso de ver todo tipo de gente sobre bicicletas na contra-mão.

Outros problemas que vejo são relativos a pedestres, que utilizam a caixa da rua para se deslocarem, o que acontece muito em função da aventura que é andar sobre nossas calçadas, mas para os ciclistas que se deslocam na mão os pedestres na rua apresentam um perigo a mais, sendo o mais gritante exemplo o da Av. Beira-Mar, onde os coopistas correm na contra-mão, na rua e no lado direito do fluxo.

E ainda tem os espertinhos motorizados, que se utilizam de várias desculpas para ganhar um tempinho insignificante com uma bela contra-mão. Um dia desses, saindo de casa, numa via local de mão-dupla, deparei-me com uma motorista de um Pajero na contra-mão, espremendo-me entre seu veículo e um carro parado, e de nada adiantou eu abrir os braços para me fazer mais visível (eram 16h!), e que para meu alívio devido à raiva, acabei deixando de propósito o braço estendido para produzir um alarde àquela escrota, só que a velocidade dela era grande e acabou quebrando o retrovisor, bem feito!!!

Outra questão de contra-mão é a mania nojenta de motoristas estacionarem na contra-mão da via, o que costumo dizer que dá azar, porque sempre alguma complicação acontece!

Enfim, contra-mão é mesmo uma merda! 

Valeu e boas pedaladas a todos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário