quarta-feira, 20 de junho de 2012

De volta aos 11km em 25 minutos.

Semana passada, mudei de escritório. Meu destino matinal migrou do Guarapes para a Aldeota, aumentando de 6,5km para 12km. Dizem que essa distância está fora do ideal para se transportar de bike pela cidade, sendo 8km a recomendação máxima. O Google Maps calcula 25 minutos para o trajeto quando feito em algum veículo auto-motor. Complicado estabelecer essa marca como média, não conheço os critérios, mas sei que é exatamente o tempo que levo, pedalando!


Duas grandes amigas...


Tenho utilizado a ciclovia da Av. Washington Soares até onde atualmente ela alcança: em frente ao Centro de Feiras e Eventos. Do ano passado para cá, algumas melhorias aconteceram ali, como a pavimentação em asfalto e sinalização horizontal. Faltam ainda: a sinalização vertical; as passagens elevadas nos retornos; retirada daqueles PAREs ali, já que a prioridade é de quem segue no sentido da avenida, e não de quem a cruza (a não ser que tenha sinal); educação dos pedestres, coopistas e, lógico, de muitos ciclistas; e fiscalização.


Acreditem...

Daí em diante, um momento tenso até a Av. Sebastião de Abreu em que utilizo o braço esquerdo esticado na altura do ombro. Funciona! E os motoristas, em sua maioria, respeitam. Acho que por se lembrarem do 1,5m que o Código Brasileiro de Trânsito recomenda ao ultrapassar um ciclista...
Infelizmente, ainda tem alguns desatentos - ou imprudentes mesmo - que tocam o terror!

Uma curta passagem por uma das poucas áreas verdes da cidade se faz necessária, então passar por dentro do Parque do Cocó e encher os pulmões ajuda para o que vem a seguir: a Av. Antonio Sales e sua subida para dobrar na Rua Monsenhor Catão, onde a mistura de carros e motos em suas marchas de força com a presença de equipamento educacional não dá muitas chances a quem pedala, sobrando apenas o bom senso de achar uma vaga entre carros e seguir no trânsito lento até poder virar à esquerda na Rua Carolina Sucupira, que paralelamente à Av. Pe. Ant. Thomas é a melhor opção para chegar à Rua Nunes Valente.

Azul: Bike, Amarelo: "dipés"

A casa de uma ente querida da família funciona perfeitamente de base para tomar um banho, trocar de roupas, guardar a bike e, de lá, seguir a pé, completando 11,3km pedalados e 785m caminhados, 25 minutos de bike, 35 minutos por lá e 10 minutos andando, isto é, 12km em 1h10min até a porta do escritório! 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário